A questão da leitura dentro da universidade tem sido assunto de debate colocado por diversos pesquisadores e estudiosos.
Ao falar sobre leitura no ambiente universitário é fundamental que todos os educadores, professores e profissionais da área da educação estejam atentos para conhecer o processo de leitura, assim como o viés pelo qual os sentidos de um texto são construídos.
Uma das questões debatidas é que no ensino superior existem algumas dificuldades em relação à leitura, quando muitos textos solicitados pelos professores são lidos, mas não são entendidos pelos alunos devido a dificuldades de leituras anteriores.
Quando o problema existe o professor deve buscar saná-lo em sala de aula, oferecendo condições para que os alunos possam superar suas dificuldades.
É preciso formar leitores proficientes, ou seja, aqueles capazes de compreender e entender um texto escrito, leitores que tenham um posicionamento crítico e de análise diante daquilo que lêem.
O aluno deve ter competências para debater com o professor sobre aquilo que leu. O estudante do ensino superior deve buscar sua autonomia ao ler os textos solicitados, deve ser um ser autônomo quando o assunto é a compreensão daquilo que lê.
Havendo a necessidade deve substituir conceitos adquiridos no passado e adquirir novos conhecimentos no presente, vendo as mudanças que irão existir no futuro
De acordo com Demerval Saviani “a educação visa preparar o aluno para a vida sócio-política e cultural cumprindo seu ideal político que é a emancipação”.
A leitura é essencial na aprendizagem do aluno, assim é preciso conhecer a fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para trabalhá-la em sala de aula, assim é preciso identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura para se realizar um bom trabalho em sala de aula.
A leitura no ensino superior é indispensável para a formação acadêmica e posteriormente para o exercício profissional.
É preciso a formação de um leitor proficiente que compreenda aquilo que lê e faça a relação com outras leituras.
O professor tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem e assim deve desenvolver nos alunos habilidades e competências que os mesmos ainda não adquiriram. Deve criar situações para despertar a curiosidade dos alunos e buscar a formação de um leitor proficiente.
A dificuldade dos alunos para a compreensão de muitos textos que são colocados dentro dos cursos acadêmicos existe e precisa de uma reflexão sobre a prática efetiva de ler, compreender e criticar.
Nesse sentido é necessário priorizar as informações contidas nos textos e as informações que o leitor já possui sobre determinados temas.
Na leitura não se deve priorizar apenas as informações contidas no texto ou as informações do leitor, mas sim ambas as coisas.
Leitor e texto devem ter um diálogo para que haja entendimento do tema estudado. A leitura de um texto precisa ir além dos limites dele mesmo e levar o leitor a avaliar a realidade.
Para a efetiva compreensão de um texto, é preciso que haja uma relação entre texto e contexto. Para que o estudo seja produtivo não deve se fazer apenas uma leitura mecânica de determinado texto, mas é preciso ter uma postura de análise (crítica) para que o estudo seja produtivo.
O aluno não deve ser passivo e sim buscar ser o sujeito ativo da aprendizagem. No texto, além da compreensão é preciso ter uma postura constante de busca.
O ato de estudar requer uma relação de diálogo com o autor. Leitura e compreensão são atividades importantes dentro da aprendizagem.
É preciso buscar estratégias de leitura para entender o significado daquilo que se lê. Assim, o aluno precisa estar preparado para ler e compreender aquilo que lê.
O domínio da capacidade de ler é condição “sine qua non” para se efetivar a aprendizagem, assim é preciso dominar as técnicas de leitura.
Existe a necessidade de se criar e inovar sempre, assim o processo de aprendizagem de competências de leitura se faz necessário no ensino superior.
Henrique César da Cunha Abreu - Filósofo, Jornalista, Especialista em Imagem e Publicidade e graduando em Direito pela Faculdade CESVALE - Teresina - Piauí
Ao falar sobre leitura no ambiente universitário é fundamental que todos os educadores, professores e profissionais da área da educação estejam atentos para conhecer o processo de leitura, assim como o viés pelo qual os sentidos de um texto são construídos.
Uma das questões debatidas é que no ensino superior existem algumas dificuldades em relação à leitura, quando muitos textos solicitados pelos professores são lidos, mas não são entendidos pelos alunos devido a dificuldades de leituras anteriores.
Quando o problema existe o professor deve buscar saná-lo em sala de aula, oferecendo condições para que os alunos possam superar suas dificuldades.
É preciso formar leitores proficientes, ou seja, aqueles capazes de compreender e entender um texto escrito, leitores que tenham um posicionamento crítico e de análise diante daquilo que lêem.
O aluno deve ter competências para debater com o professor sobre aquilo que leu. O estudante do ensino superior deve buscar sua autonomia ao ler os textos solicitados, deve ser um ser autônomo quando o assunto é a compreensão daquilo que lê.
Havendo a necessidade deve substituir conceitos adquiridos no passado e adquirir novos conhecimentos no presente, vendo as mudanças que irão existir no futuro
De acordo com Demerval Saviani “a educação visa preparar o aluno para a vida sócio-política e cultural cumprindo seu ideal político que é a emancipação”.
A leitura é essencial na aprendizagem do aluno, assim é preciso conhecer a fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para trabalhá-la em sala de aula, assim é preciso identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura para se realizar um bom trabalho em sala de aula.
A leitura no ensino superior é indispensável para a formação acadêmica e posteriormente para o exercício profissional.
É preciso a formação de um leitor proficiente que compreenda aquilo que lê e faça a relação com outras leituras.
O professor tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem e assim deve desenvolver nos alunos habilidades e competências que os mesmos ainda não adquiriram. Deve criar situações para despertar a curiosidade dos alunos e buscar a formação de um leitor proficiente.
A dificuldade dos alunos para a compreensão de muitos textos que são colocados dentro dos cursos acadêmicos existe e precisa de uma reflexão sobre a prática efetiva de ler, compreender e criticar.
Nesse sentido é necessário priorizar as informações contidas nos textos e as informações que o leitor já possui sobre determinados temas.
Na leitura não se deve priorizar apenas as informações contidas no texto ou as informações do leitor, mas sim ambas as coisas.
Leitor e texto devem ter um diálogo para que haja entendimento do tema estudado. A leitura de um texto precisa ir além dos limites dele mesmo e levar o leitor a avaliar a realidade.
Para a efetiva compreensão de um texto, é preciso que haja uma relação entre texto e contexto. Para que o estudo seja produtivo não deve se fazer apenas uma leitura mecânica de determinado texto, mas é preciso ter uma postura de análise (crítica) para que o estudo seja produtivo.
O aluno não deve ser passivo e sim buscar ser o sujeito ativo da aprendizagem. No texto, além da compreensão é preciso ter uma postura constante de busca.
O ato de estudar requer uma relação de diálogo com o autor. Leitura e compreensão são atividades importantes dentro da aprendizagem.
É preciso buscar estratégias de leitura para entender o significado daquilo que se lê. Assim, o aluno precisa estar preparado para ler e compreender aquilo que lê.
O domínio da capacidade de ler é condição “sine qua non” para se efetivar a aprendizagem, assim é preciso dominar as técnicas de leitura.
Existe a necessidade de se criar e inovar sempre, assim o processo de aprendizagem de competências de leitura se faz necessário no ensino superior.
Henrique César da Cunha Abreu - Filósofo, Jornalista, Especialista em Imagem e Publicidade e graduando em Direito pela Faculdade CESVALE - Teresina - Piauí
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